Nesta segunda-feira (27/03), a Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha de Cachoeira do Sul/RS recebe mais uma etapa do espetáculo teatral “Campeando Raízes”. As intervenções culturais tem início às 10h e às 14h.
Tendo o humor como ponto fundamental, intercalado com momentos de música, poesia e reflexões acerca da cultura e tradição gaúcha, a peça tem por objetivo discutir um tema que fez parte da história do país: o êxodo rural.
A temática também abordará o conflito de gerações. O enredo conta com um personagem da Companhia Armazém já conhecido pelo público, o Vô Venâncio, um típico “gaúcho raiz”.
A narrativa se desenvolve a partir da espera pela chegada dos netos que decidiram viver suas vidas longe do campo.
Com cerca de 50 minutos de duração e voltado para crianças e jovens de escolas locais, o espetáculo conta com entrada gratuita para toda a comunidade, além de intérprete de libras e pontos de acessibilidade.
A intervenção teatral faz parte do projeto “Culturas da Nossa Terra”, a qual possui direção geral e roteiro de Patrícia Garcia e direção musical de Igor Tadielo.
No elenco estão presentes os atores Felipe Mendes, Gabriel Pereira, Igor Tadielo, Patrícia Garcia e Ricardo Paim. Já o figurino e cenário está a cargo de Luciano Santos.
Desde agosto de 2022, o espetáculo já percorreu seis das treze cidades contempladas pela iniciativa, sendo elas: 15 de novembro, Cachoeira do Sul, Canoas, Carlos Barbosa, Marau e Panambi.
No município, três apresentações já foram realizadas em setembro de 2022. O projeto possui patrocínio das empresas Unifertil, AGCO, BRDE, Lothar Krause Comercial de Máquinas, Samaq Comercial de Máquinas e Box Distribuidor.
Aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e realizado pelo Governo Federal – Brasil União e Reconstrução, o projeto “Culturas da Nossa Terra” possui planejamento cultural da d.marin.