Projeto cultural “Média-metragem: Terra à Vista! Uma aventura pirata” enfatiza tema da sustentabilidade

A iniciativa dispõe de obra cinematográfica, revistas e jogos eletrônicos para os públicos infantil e juvenil | Foto: Laura W Azevedo

Com o intuito de conscientizar o público sobre a importância de cuidar do meio ambiente surgiu o projeto cultural “Média-metragem: Terra à Vista! Uma aventura pirata”. A história dos irmãos Matheus, Manuela e Miguel que antes era contada nos palcos escolares agora poderá ser conhecida através das telas.

A narrativa se baseia na decisão de vender ou não a casa herdada de seus avós. Porém, o que os irmãos não sabem é que tudo não passa de um grande plano do advogado. Antes de decidirem, resolvem visitar o local. No sótão, encontram um mapa do tesouro da época de sua infância, logo a imaginação toma conta e os três irmãos relembram suas aventuras piratas.

Conforme esclarece o diretor Leo Roat, o filme, que leva o mesmo nome do projeto, foi pensado como uma forma de dar continuidade ao espetáculo teatral “Lixo à Vista: Uma Aventura Pirata!” que circulou em diversas cidades do Estado entre 2015 e 2018.

“O Média-metragem tem como proposta o entretenimento, especialmente por ser destinado aos públicos infantil e juvenil. O humor é uma ferramenta muito poderosa para tratar assuntos importantes como o meio ambiente e a sustentabilidade, então toda a estética, direção de arte e personagens foram pensados a partir disso”, enfatiza Roat.

Filmado em Santa Maria, a obra cinematográfica conta com a participação de três atores da Companhia Armazém: Ricardo Paim, Tiago Teles e Patricia Garcia. No papel do advogado está o ator Rafa Sieg. O roteiro é de Camila Vermelho e Leo Roat.

Segundo Patrícia Garcia, gravar o filme foi uma experiência nova que ela e os atores aguardavam há muito tempo. “Tínhamos muita ansiedade com relação a como seriam as gravações e o resultado. Após tantas apresentações, ver ele indo para as telas era um outro passo, como se estivéssemos tornando real tudo o que vivemos nos palcos”, destaca.

Além do média-metragem, o projeto dispõe de duas revistas que enfatizam a importância de cuidar do meio ambiente. Somado a isso, os estudantes têm acesso a 20 jogos eletrônicos que abordam os 4 R’s da sustentabilidade. Todos os conteúdos podem ser acessados pelo site da d.marin na aba “materiais” (www.dmarin.com.br/materiais/media-metragem-terra-a-vista-uma-aventura-pirata)

Aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil União e Reconstrução, o projeto possui patrocínio da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR) e o planejamento cultural da d.marin. A produção é da Toar Produções, Finish, Companhia Armazém, Cultura e Entretenimento.

Administrador Copyright - Todos os direitos reservados Desenvolvido por A2