No dia 26 de fevereiro, uma nova etapa do projeto cultural “Sou do Sul” será realizada na Área Experimental da Vence Tudo de Ibirubá, localizada na rodovia RS 223, Km 55. O evento visa trazer ao público intervenções artísticas de música instrumental e dança.
A apresentação de música instrumental está a cargo de Fernando & Banda, tendo início às 15h. Cantor e violinista, Fernando Bitencourt é músico profissional há 30 anos.
Com um repertório bem variado, o artista iniciou sua carreira na música tradicionalista gaúcha. No CTG Rancho dos Tropeiros de Ibirubá deu seus primeiros acordes no violão e fez suas primeiras interpretações, onde representou a entidade em rodeios e festivais nativistas.
Através da música também esteve presente em outros países como a Argentina, Bolívia e Paraguai, especialmente em feiras e exposições agrícolas. Atualmente, possui uma banda composta por quatro integrantes.
Posteriormente, às 15h45, o público será contemplado pelo Grupo Internacional de Danças Chaleira Preta com seu espetáculo intitulado de “Retemperando a história”. Nele, o grupo fará apresentações artísticas de danças brasileiras, latino-americanas e danças gaúchas.
Com o retorno aos palcos no ano de 2021, o Grupo Chaleira Preta permanece com o propósito de levar aos diferentes tipos de público interpretações mais significativas que demonstram as manifestações culturais expressas na arte da dança, preservando, fortes laços de fraternidade entre povos irmãos.
O evento, que possui patrocínio da Vence Tudo, conta com entrada gratuita, intérprete de libras e pontos de acessibilidade.
O projeto “Sou do Sul” surgiu com o objetivo de valorizar os talentos do nosso estado. Aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e realizado pelo Governo Federal – Brasil União e Reconstrução, o projeto é de autoria da produtora cultural d.marin.