Nesta quarta-feira (26/04), duas intervenções teatrais do projeto “Reciclamundo” foram realizadas em Chuvisca/RS. As apresentações, que tinham como tema central, a produção excessiva de plástico, ocorreram em duas escolas do município.
Pela parte da manhã, às 9h30, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Bonifácio Pires puderam prestigiar o espetáculo. Já a segunda apresentação foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Prof Alaides Schumacher Pinheiro, às 15h30. Ao todo, cerca de 340 alunos assistiram a trama.
De acordo com um estudo realizado pela International Solid Waste Association (ISWA), uma organização sem fins lucrativos que reúne profissionais do setor de resíduos sólidos, estima-se que até 2050 cerca de 3,4 bilhões de toneladas de lixo sejam produzidas por ano.
E se a poluição do meio ambiente chegasse a um nível extremo? Esse foi o tema trabalhado na ficção que ocorre em um período pós-apocalíptico, no qual todo o planeta foi encoberto pelos oceanos e as ilhas de plástico são a única forma de “terra firme”.
Nela, os dois últimos sobreviventes da Terra, acompanhados de um robô, dialogaram com o público participante sobre a urgência das mudanças de hábitos a fim de garantir o futuro do planeta.
O consumo responsável, a sustentabilidade e a reciclagem dos materiais em diferentes cidades do sul do país também estavam entre os aspectos abordados pelo espetáculo teatral denominado de “Reciclamundo”.
Destinado, especialmente, para crianças e adolescentes de 10 a 18 anos de escolas públicas, o evento estava aberto a toda comunidade. Na ocasião, foram entregues revistas em quadrinhos, as quais reforçam o assunto trabalhado na intervenção teatral.
Somente no ano passado, foram realizadas 26 apresentações, as quais beneficiaram 23 cidades do sul do país. O espetáculo é escrito e interpretado pela Companhia Armazém, um grupo de Artes Cênicas de Santa Maria.
Aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e realizado pelo Governo Federal – Brasil União e Reconstrução, o projeto possui patrocínio das empresas Alliance One, China Brasil Tabacos e Unifertil. O planejamento cultural é da d.marin.