A narrativa, que é destinada ao público infantil, aborda temas ligados ao meio ambiente como a separação do lixo | Foto: Karine Viana
No clima da Semana Mundial do Meio Ambiente, Montenegro/RS recebe, pela primeira vez, o espetáculo teatral “Terra à Vista 2: A Aventura Continua!”. A apresentação acontece no dia 6 de junho, às 9h, no Espaço Cultural Braskem.
Produzida e interpretada pela Companhia Armazém, Cultura e Entretenimento, a ficção conta a aventura pirata de três irmãos – Miguel, Mateus e Manuela – que ao herdarem a casa de seus avós decidem montar um parque de diversões. Porém, assim que chegam no local para dar início às obras, deparam-se com grandes desafios: além do acúmulo de lixo no local, um inquilino inesperado surge e causa grande confusão.
Com linguagem simples e bem humorada, a intervenção teatral faz parte de um projeto cultural que leva o mesmo nome do espetáculo. A iniciativa propõe um diálogo com o público infantil sobre temas ligados ao meio ambiente, como a separação do lixo, o efeito estufa e a energia gerada a partir do biogás.
“Esse é um projeto de uma abordagem lúdica e educativa de como nossas práticas diárias podem ajudar a natureza. E o mais legal é que, após cada apresentação, as crianças podem levar para casa uma revista educativa do que foi abordado na peça, podendo assim compartilhar com sua família as memórias e os saberes construídos”, afirma Daiane Marin, fundadora da d.marin Planejamento Cultural.
Desde 2019, ano em que a iniciativa começou a ser executada, 34 cidades do Estado já foram contempladas, somando mais de 40 apresentações. O evento é aberto ao público e conta com entrada gratuita. Na ocasião, também haverá intérprete de libras e pontos de acessibilidade.
Aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e realizado pelo Governo Federal – Brasil União e Reconstrução, o projeto possui patrocínio da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR) e das empresas Sulprint Embalagens, Lothar Krause Comercial de Máquinas, Samaq Comercial de Máquinas, Gam, Pitt Jeans, Cirúrgica Santa Cruz e Medlive. O planejamento cultural é da d.marin.