Passo Fundo | Cultura gaúcha ganha destaque no XV Festival Internacional de Folclore

Cultura gaúcha ganha destaque no XV Festival Internacional de Folclore

O espetáculo “Lendas do Sul – música e dança” terá quatro apresentações gratuitas pelo projeto Sou do Sul. As apresentações contemplam medidas de acessibilidade.


Assessoria de Comunicação d.marin Planejamento Cultural

comunicacao@dmarin.com.br

Com o objetivo de valorizar os talentos do nosso estado, nasceu o projeto cultural “Sou do Sul”, de autoria da produtora cultural d.marin e aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. Através do projeto, a arte de Passo Fundo estará na vitrine do XV Festival Internacional de Folclore, em quatro apresentações gratuitas.

Os espetáculos vão ocorrer em espaços alternados, para ampliar o acesso da comunidade passo-fundense à cultura.

Priorizando a execução, o bem-estar e a segurança, em cada local, foi montada estrutura própria, respeitando a necessidade de cada ambiente, como por exemplo, banheiros químicos, arquibancadas/cadeiras, palco, cobertura de lona nos locais abertos, luz e som.

As apresentações serão performadas por grupos artísticos do município, Baillar Centro de Danças, grupo Chaleira Preta, Grupo de danças folclóricas da UPF e grupo Retrato de Pampa, que realizarão o espetáculo “Lendas do Sul: música e dança”.

No sábado (06), a apresentação contará com duas sessões: às 13h30 no palco do CTG Lalau Miranda, e às 16h, na área externa do CTG. Na terça-feira (09), a apresentação será na EMEF Eloy Pinheiro Machado, no Lot. Leonardo Ilha, às 14h. Na quinta-feira (11), às 14h, será na EMEF Guaracy Barroso Marinho, no bairro Zacchia.

As apresentações ocorrem com recursos oriundos do patrocínio das empresas BSBIOS, JR Comércio de Cimento e Concreto e JR Pronto Industria de Corte e Dobra, através da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.

Medidas de Acessibilidade

Todas as apresentações contemplam medidas de acessibilidade para que pessoas com deficiência possam visualizar e participar do evento com a mesma qualidade que a média do público. Os locais onde acontecerão os eventos têm terrenos planos e/ou rampas de acesso. Também haverá a reserva de assentos para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. A mesma área também é reservada para idosos e gestantes.

Também haverá acessibilidade de conteúdo, com intérprete de Libras para pessoas surdas, e “tradução ao ouvido” realizada para pessoas cegas. Os profissionais de acessibilidade acompanharão estas pessoas desde a recepção até o assento reservado, evitando a barreira de comunicação. Os locais reservados para surdos são próximos às caixas de som para acompanhamento de músicas instrumentais através da vibração sonora.

Oficinas de iniciação teatral

Além das apresentações, o projeto Sou do Sul realizará oito oficinas gratuitas de iniciação teatral em escolas públicas. As instituições serão escolhidas pela coordenação do projeto em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação. Entre os conteúdos, serão abordados jogos teatrais, expressão corporal vocal e sonora, interpretação a partir de textos teatrais e poesias e montagem de pequeno trabalho cênico experimental.

Ficha técnica

Baillar Centro de Danças:  

Inaugurada em 02/03/1990, é a primeira escola com sede própria construída para o ensino da dança na cidade de Passo Fundo. Tem na direção geral a proprietária Raquel Rubert Pereira. A BAILLAR é produtora cultural do Danzpare Brasil – Festival Internacional de Dança Patrimonial em Pares, desde 2017, com coordenação do casal Mário e Raquel Pereira. Também é voluntária do Festival Internacional de Folclore desde 1992.

Grupo Retrato de Pampa:

O Grupo Retrato de Pampa foi criado a partir da reunião de músicos formados nas invernadas artísticas de grupos da 7ª RT, que vieram formar o Grupo Musical do CTG Lalau Miranda, onde surgiu a oportunidade de animar pequenos fandangos de integração dos grupos de dança do CTG. Atualmente, é um dos grupos musicais mais atuantes no norte do Rio Grande do Sul, acompanhando grupos de diversas regiões do estado, especialmente da 7ª, 11ª, 13ª, 14ª, 17ª, 18ª, 19ª, 25ª, 28ª Regiões Tradicionalistas do MTG/RS, além de grupos de Santa Catarina, Paraná e Amazonas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Administrador Copyright - Todos os direitos reservados Desenvolvido por A2