Nesta sexta-feira (28/04), três intervenções teatrais do projeto “Reciclamundo” foram realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental São João Batista de La Salle de Candelária/RS.
As apresentações, que tinham como tema central a produção excessiva de plástico, ocorreram pela parte da manhã, às 10h, e no turno da tarde, às 13h30 e às 15h30. Ao todo, cerca de 240 alunos assistiram ao espetáculo.
De acordo com um estudo realizado pela International Solid Waste Association (ISWA), uma organização sem fins lucrativos que reúne profissionais do setor de resíduos sólidos, estima-se que até 2050 cerca de 3,4 bilhões de toneladas de lixo sejam produzidas por ano.
E se a poluição do meio ambiente chegasse a um nível extremo? Esse foi o tema trabalhado pela ficção que se sucede em um período pós-apocalíptico, no qual todo o planeta foi encoberto pelos oceanos e as ilhas de plástico são a única forma de “terra firme”.
Nela, os dois últimos sobreviventes da Terra, acompanhados de um robô, dialogam com o público participante sobre a urgência das mudanças de hábitos a fim de garantir o futuro do planeta.
O consumo responsável, a sustentabilidade e a reciclagem dos materiais em diferentes cidades do sul do país também estavam entre os aspectos abordados pelo espetáculo teatral denominado de “Reciclamundo”. Na ocasião, ainda foram entregues revistas em quadrinhos, as quais reforçam o assunto trabalhado na intervenção teatral.
Somente no ano passado, foram realizadas 26 apresentações, as quais beneficiaram 23 cidades do sul do país. O espetáculo é escrito e interpretado pela Companhia Armazém, um grupo de Artes Cênicas de Santa Maria.
Aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e realizado pelo Governo Federal – Brasil União e Reconstrução, o projeto possui patrocínio das empresas Alliance One, China Brasil Tabacos e Unifertil. O planejamento cultural é da d.marin.