Iniciativa vai percorrer dez municípios do Paraná a partir desta semana. A primeira apresentação é no dia 19, em Rio Azul.
Assessoria de Comunicação d.marin Planejamento Cultural
comunicacao@dmarin.com.br
Quando se fala sobre a poluição da água, o plástico aparece como um dos principais vilões. Não é por acaso: segundo relatório publicado pela WWF (Fundo Mundial para a Natureza) em 2019, 10 milhões de toneladas de plástico vão para os oceanos todos os anos.
O número equivale a 23 mil aviões Boeing 747 ao ano, ou mais de 60 por dia, segundo a comparação feita pelo estudo. Nesse ritmo, até 2030, será encontrado o equivalente a 26 mil garrafas de plástico no mar por quilômetro quadrado.
Os aglomerados de plásticos nos oceanos, chamados de ilhas de plástico, já são uma realidade enfrentada pelo nosso planeta. E na peça teatral “Reciclamundo”, são utilizados como o cenário da história. A ficção ocorre num período pós-apocalíptico, no qual todo o planeta foi encoberto pelos oceanos e as ilhas de plástico são a única forma de “terra firme”.
Na trama, os dois últimos sobreviventes, acompanhados de um robô-humanoide-dançarino-multifunções, dialogam com o público sobre a urgência das mudanças de hábitos.
“As pessoas até sabem, mas fazem muito pouco para que a nossa realidade melhore consideravelmente! […] Nem o lixo acondicionam de forma correta: uma coisa tão básica! Consomem de um tudo de forma completamente desordenada, sem pensar da onde partiu cada coisa que adquirem!”, alerta um dos personagens durante o espetáculo.
Em busca de um mundo mais sustentável
Escrita e interpretada pela CIA Armazém, grupo de teatro de Santa Maria/RS, a peça teatral faz parte de um projeto cultural homônimo desenvolvido pela produtora cultural d.marin.
O projeto é uma ação alinhada à estratégia de ESG de redução de impactos negativos no meio ambiente e suporte às comunidades da Alliance One e da China Brasil Tabacos.
O objetivo é compartilhar informações sobre consumo responsável, sustentabilidade e transformação de materiais com o público infantojuvenil – público que está em processo de desenvolvimento e construção de conhecimentos.
“Com atenção especial para a contaminação das águas com o plástico, priorizamos a participação de jovens, trabalhando a conscientização e o consumo responsável, para preparar estas gerações do amanhã com foco em um mundo mais sustentável”, salienta a gerente de Assuntos Corporativos da Alliance One, Deise Kanitz.
O “Reciclamundo” prevê apresentações em 41 municípios, nos três estados do Sul do Brasil. Junto das apresentações, são distribuídas revistinhas em quadrinhos com a história da peça.
O projeto também oferece 32 oficinas de iniciação teatral, realizadas em alguns dos municípios contemplados. Todas as ações do projeto são gratuitas, para todas as faixas etárias e possuem medidas de acessibilidade.
Viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura o projeto conta com o patrocínio das empresas privadas Unifertil, Alliance One e da China Brasil Tabacos.
Municípios do Paraná contemplados
19 de agosto, às 08h30 e às 14h – Rio Azul
Local: Ginásio Municipal de Esportes Albinão.
Estarão presentes as escolas municipais Profa. Anahir de Oliveira Lima, Antônio Jose Ribeiro, Dr. Getúlio Vargas, Joaquim Vieira, Jose Bonifácio, Santo Antônio, Urquiz Cordeiro e Profa. Vanda Hessel e as estaduais Nossa Senhora Aparecida, Dr. Chafic Cury, Dr. Afonso A de Camargo e Miguel Desanoski.
20 de agosto, às 14h – Oficina de iniciação teatral em Rio Azul
Local: Ginásio Municipal de Esportes Albinão.
Aberto ao público.
22 de agosto, às 14h – Cruz Machado
Às 14h. Local: Ginásio do Colégio Barão de Cerro Azul.
Escolas presentes: escolas municipais Milene da Silva Barczak, Professor Bronislau Kapisniak, Prefeito Boleslau Sobota, Professor Lauro Muller Soares e Colégio Estadual Barão do Cerro Azul.
23 de agosto, às 9h – Paulo Frontin
Local: Pavilhão da Igreja Matriz Santana.
Escolas presentes: Escola Municipal do Campo Santana, Escola Municipal do Campo União Brasileira, Escola Municipal do Campo Carlos Gomes e Escola Municipal Tecla Romko.
24 de agosto, às 14h – Rebouças
Local: Centro Cultural de Rebouças.
25 de agosto, às 14h – Irati
Local: Ginásio do Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira.
26 de agosto – Mallet
Horário a confirmar. Local: Ginásio da E.E. Nicolau Copérnico.
29 de agosto, às 13h30min – Imbituva
Local: Ginásio do Colégio Santo Antônio.
30 de agosto, às 13h30min – Prudentópolis
Local: Colégio Barão de Capanema.
31 de agosto, às 14h – São João do Triunfo
Local: Ginásio Municipal.
01 de setembro – Quitandinha
Horário a confirmar. Local: Escola Padre Antônio.