Terra à Vista 2: A Aventura Continua!

O projeto cultural Terra à Vista foi criado em 2015 com o objetivo de promover a educação ambiental. Até hoje, foram três edições, 132 apresentações e 43.735 beneficiados.

Todas as edições do Terra à Vista se baseiam na apresentação de um espetáculo teatral infantil, que aborda a questão social relacionada à produção e à reciclagem do lixo.

Para essa edição, uma nova peça de teatro foi montada, como continuação da história da anterior, mas sem comprometer o entendimento de quem não assistiu à primeira.

O espetáculo foi elaborado para ser uma ferramenta de ensino: os participantes aprendem, de forma lúdica, sobre a importância da preservação ambiental.

A nova peça de teatro conta a história dos irmãos, Mateus, Miguel e Manuela, que após receberem a casa dos avós de herança, resolvem transformá-la em um Parque Pirata para crianças. Porém, ao chegarem no quintal, deparam-se com grandes desafios: diferentes tipos de lixo e uma visita inesperada.

A peça é dirigida pelo ator, diretor e iluminador Leonardo Roat, que é Doutor e Mestre em Ciências da Linguagem (2015 e 2011) pela Universidade do Sul de Santa Catarina e bacharel em Artes Cênicas em Direção e Interpretação Teatral (2001 e 2002) pela Universidade Federal de Santa Maria.

 

elenco

A Companhia Armazém é um coletivo de criação artística focado em desenvolver iniciativas de cultura e entretenimento, de forma a conectar marcas e pessoas através de experiências que emocionam, divertem e estimulam relações humanizadas. Promover o conhecimento e a integração social através da arte é o objetivo deste grupo de artistas e produtores santa-marienses, que vem se destacando no cenário cultural da cidade e região.

Foi desenvolvida uma revistinha em forma de história em quadrinhos, para ser distribuída no final de cada apresentação. A revistinha transcreve a peça teatral, com seus personagens, a fim de reforçar a mensagem passada pelos atores. Além da história, as páginas finais dessa revistinha têm atividades para as crianças recapitularem o que viram na peça.

cidades

São Gabriel, Rosário do Sul, Santa Maria (2), Cachoeira do Sul, Faxinal do Soturno, São Leopoldo, Minas do Leão, Santa Maria, Giruá, Victor Graeff, Capão da Canoa, Arroio do Sal, Tramandaí, Osório, Santo Ângelo, Carazinho, Tuparendi, Três de Maio, Passo Fundo (2), Nova Bassano, Não-Me-Toque, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, Sapucaia do Sul, São Lourenço do Sul e Alegrete.

27 apresentações – 25 cidades – público: 8.300 pessoas

 

publicações

As apresentações do Terra à Vista geraram publicações em todas as regiões do Rio Grande do Sul, inclusive nos principais veículos de comunicação da capital. Confira algumas das publicações:

 

matéria no jornal do almoço

RBSTV – data: 01/10/2019

 

 

matéria no jornal panorama

TVE – data: 01/10/2019

 

 

 

matéria no jornal do comércio

data: 01/10/2019

 

 

lixo à vista!

A peça “Lixo à Vista: Uma Aventura Pirata!”, também abordava a questão social relacionada à produção e à reciclagem do lixo.

A história era sobre os irmãos Miguel, Manuela e Mateus, que precisavam decidir se iriam vender a casa dos avós. Ao visitarem o sótão da casa, reencontram um mapa, que tinham feito e escondido em um baú, ainda quando crianças.

Eles resolvem seguir para ver como o caminho indicado pelos “piratas” estava depois de tantos anos. Porém, os irmãos se deparam com uma triste realidade: o lixo à vista!

 

2015

As cidades que receberam o projeto foram: Três de Maio/RS (2), Santiago, Cruz Alta, Porto Alegre (2), Gramado, Canela, Ijuí, Santa Rosa, Giruá, Santa Maria, Venâncio Aires, Vera Cruz, Santa Cruz do Sul, Garibaldi, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Butiá, Minas do Leão, Caçapava do Sul, Pelotas, Canoas, Passo Fundo, Victor Graeff, Gravataí, Alvorada, São Gabriel e Rosário do Sul.

29 apresentações – 27 cidades
Público: 10.150

 

2016

(1ª e 2ª edição)
Cidades: Cidreira, São Lourenço do Sul, Cassino, São Vicente do Sul, São Sepé, Santa Maria, Horizontina, Giruá, São Luiz Gonzaga, Cerro Largo, Flores da Cunha, Nova Prata, Pelotas, Júlio de Castilhos, Taquara, Igrejinha, Novo Hamburgo, Dois Irmãos, Minas do Leão, Vera Cruz, Venâncio Aires, Soledade, Guaíba, Campo Bom, Parobé, Porto Alegre (2), Esteio e Sapiranga.

29 apresentações – 28 cidades
Público: 11.000

 

bahia – salvador

8 apresentações: 975 beneficiados

 

pará – belém

6 apresentações: 2.700 beneficiados

 

As apresentações da segunda edição começaram no dia 19 de agosto de 2016. O projeto percorreu diferentes cidades do Rio Grande do Sul. Foram municípios de pequeno, médio e grande porte, que assistiram ao espetáculo “Lixo à Vista: Uma Aventura Pirata!”. Todas as apresentações foram gratuitas e contaram com a presença de diferentes escolas.

Além de levar a cultura a diferentes regiões do Estado, o projeto possibilitou a discussão do tema, de forma que os espectadores pudessem contribuir e aprender com as informações. Por meio das apresentações, foram possíveis esclarecer a importância da separação do lixo, a reciclagem e a conscientização, inclusive os 4 R’s:

reduzir
reeducar
reciclar
reutilizar

 

2017

Cidades: Santa Maria, Caçapava do Sul, São Francisco de Paula, Nova Bassano, Anta Gorda, Montenegro, Giruá, Santa Rosa, Cruz Alta, Venâncio Aires, Bento Gonçalves, Nova Petrópolis, São Gabriel, Ijuí, Victor Graeff e Passo Fundo.

16 apresentações – 16 cidades
Público: 5.600

 

2018

Cidades: Bossoroca, Santa Maria, Giruá, Minas do Leão, São Borja, Santiago, Tramandaí, Balneário Pinhal, Cidreira, Victor Graeff, Ibirubá, Panambi, Carazinho, Marau, Áurea, Veranópolis, Fagundes Varela.

17 apresentações – 17 cidades
Público: 5.010

Seja um patrocinador!

Terra à Vista 2: A Aventura Continua!

PRONAC: 185517
CNPJ: 08.430.920/0001-51
Banco do Brasil (001)
Agência: 1484-2
Conta: 41.084-5

Código Identificador 1: CNPJ da empresa patrocinadora (Pessoa Jurídica) ou CPF do doador  (Pessoa Física)
Código Identificador 2: Nº 01 patrocínio ou nº 02 doação

       

prorrogação 2019

prorrogação 2020

prorrogação 2021

Administrador Copyright - Todos os direitos reservados Desenvolvido por A2