Projetos ASSEMP – Pró-Cultura RS

Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul - ASSEMP

Arte em Movimento

O “Arte em Movimento” realizou atividades artístico-culturais com dança, música e o teatro, que evidenciaram a cultura local, a partir das atividades realizadas pelas duas sociedades germânicas existentes na cidade de Santa Cruz do Sul/RS, que são elas: Centro Cultural 25 de Julho e Sociedade Cultural e Folclórica Oktobertanz, resgatando e apresentando atividades incorporadas aos hábitos culturais, a tradição e os costumes. O projeto foi parte artístico-cultural da 33ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul/RS.

Carnaval 2012 de Santa Cruz do Sul

Realizamos o desfile das Escolas de Samba de Santa Cruz do Sul (cinco escolas), no Estado do Rio Grande do Sul, nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro de 2012. O desfile das escolas apresentou, através das alas carnavalescas e do tema proposto, a importância desta “festa” nos meios social, econômico e ambiental, de forma diferente e inusitada, com produção altamente qualificada, contribuindo com a cultura carnavalesca e trazendo muita interpretação e dança para o público geral.

Caravana da Alegria

A fim de promover a valorização da expressividade cultural, o projeto privilegiou a execução de Caravanas com apresentações de teatro/dança. A iniciativa de executar caravanas deu-se pelo fato de abranger e percorrer variados locais do município de Santa Cruz do Sul, isto é, não seria imóvel em um local central, mas se movimentaria por diferentes bairros da cidade, proporcionando o acesso a áreas mais carentes e desprovidas de atividades culturais.

O idioma, a dança e os jogos na cultura germânica

O projeto tinha como objetivo, aproximar, garantir e disseminar itens fundamentais da cultura alemã com ênfase no conhecimento do idioma, a execução e os métodos de dança e os critérios e fundamentos dos jogos germânicos. Isso tudo para fazer com que a cultura se alie à educação, atentando aos diferentes olhares às linguagens artísticas, neste caso, a arte dividida em dança, língua e lúdico. Os métodos utilizados foram oficinas de língua alemã, apresentações de danças típicas e execução de jogos germânicos, tais como, Campeonato de Eisstocksport, Campeonato de Intersociedades, entre outros.

Resgatando a Cultura Alemã – 1 ª Edição

As atividades culturais, deste projeto, realizaram-se no decorrer do ano de 2014, durante 12 dias, em Santa Cruz do Sul. A programação contou com: 09 Grupos CONVIDADOS de Danças Folclóricas Alemãs; apresentação do Departamento de Dança Folclórica Nelson Bender (formado por 07 grupos); apresentação do Coral Municipal de Vale do Sol, na Celebração Ecumênica; Campeonato de EISSTOCKSPORT; I Campeonato de “Inter sociedades”; Jogos Germânicos e Oficinas de Língua Alemã. Grupos que contemplaram a celebração do ano da Alemanha no Brasil, no qual o lema era “Quando as ideias se encontram”. Em todas as atividades culturais as ideias e os ideais já semeados pelos imigrantes da então colônia de Santa Cruz foram reforçados e vitalizados estreitando relações e valorizando a convivência sadia entre jovens, crianças e adultos numa plena e constante troca de ensinamentos e valores que fortalecerão as parcerias no século XXI.

Administrador Copyright - Todos os direitos reservados Desenvolvido por A2