Lendas do Sul – 2ª Ed.

O projeto cultural Lendas do Sul foi criado em 2017, com o objetivo de aquecer o mercado cultural e incentivar o aporte de recursos privados à cultura. O projeto foi realizado, principalmente, junto a eventos populares do município, praça ou ginásio, pois assim, visava a atenção às camadas da população menos assistidas, ou excluídas, do exercício de seus direitos culturais.

confira as apresentações da primeira edição aqui

O projeto “Lendas do Sul” realiza apresentações de música, dança e intervenções teatrais, com personagens que resgatam a cultura sul-rio-grandense. Isso, através dos trajes típicos e das indumentárias características do povo gaúcho.

O “Lendas do Sul” tem o objetivo de afirmar a identidade do povo gaúcho. Sendo assim, impulsiona novas visões e fortalece iniciativas baseadas nas tradições e nos saberes regionais. O projeto garante ao público, amplo contato com a cultura gaúcha.

Além disso, contribui para facilitar a todos, os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais. Por isso, todas as apresentações do projeto são gratuitas, para todas as faixas etárias e garantem a acessibilidade.

 

O projeto “Lendas do Sul” realiza apresentações de música, dança e intervenções teatrais, com personagens que resgatam a cultura sul-rio-grandense. Isso, através dos trajes típicos e das indumentárias características do povo gaúcho.

No palco principal, dois personagens, vestidos com trajes tipicamente gaúchos, conduzem o espetáculo. Os músicos cantam e/ou tocam músicas do cancioneiro gaúcho. Quatro bailarinos dançam perfeitamente as músicas típicas, enquanto outros três personagens interagem diretamente com o público.

Entre as apresentações musicais, os artistas do palco principal declamam poemas e explicam, de forma divertida, os principais ritmos cantados e/ou tocados pelos músicos e coreografados pelos bailarinos.

 

A primeira edição tinha o objetivo de concluir 10 apresentações. A execução do projeto iniciou em Não-Me-Toque/RS, no dia 19/07/18. No mesmo mês, o Lendas esteve em Coqueiros do Sul, com Marcello Caminha, como músico convidado.

Já Santo Augusto recebeu o projeto no mês de agosto. São Borja, em outubro. Em dezembro, o projeto esteve em Passo Fundo. Ibirubá foi o primeiro município a receber o projeto, no ano de 2019, com Os Serranos, como músicos convidados.

Três de Maio prestigiou a apresentação no mês de maio, seguido de Nova Boa Vista, em julho. Em agosto, Santo Augusto recebeu a última apresentação do ano. A conclusão do projeto ocorreu em Ibirubá, em fevereiro de 2020, finalizando 10 apresentações.

Lendas do Sul – 2ª edição
PRONAC: 184645
CNPJ: 08.430.920/0001-51
Banco do Brasil (001)
Agência: 1484-2
Conta: 41.011-X

Código Identificador 1: CNPJ da empresa patrocinadora (Pessoa Jurídica) ou CPF do doador  (Pessoa Física)
Código Identificador 2: Nº 01 patrocínio ou nº 02 doação

2019

2020

2021

Administrador Copyright - Todos os direitos reservados Desenvolvido por A2